sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TRÍDUO DE SANTA TERESINHA - 2o. dia



2º dia do Tríduo: Padre Paulo Della Valle, sx
Tema: Santa Teresinha e as missões

Neste segundo dia do tríduo nosso pregador Pe. Paulo, missionário xaveriano, nos explicou primeiramente o Evangelho do dia, onde Jesus tece um elogio à Natanael dizendo “Eis aí um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade”, dizendo que está se esforçando para quando se encontrar com Jesus receber esse mesmo elogio e nos convida a fazer o mesmo: esforçarmos para sermos verdadeiros no nosso relacionamento com Deus já que Natanael acreditou em Jesus porque “o viu debaixo da figueira" que para o Israelita, estar debaixo da figueira é estar em oração a Deus e somente Deus poderia saber que estava rezando.
Explicou-nos também sobre os anjos subindo e descendo a escada de Jacó que levam nossas orações a Deus e nos trazem as inspirações Divinas para que possamos praticá-las, ressaltando que a partir da encarnação de Jesus, Ele se torna o verdadeiro missionário do Pai.
O nosso querido Pe. Paulo estava muito emocionado nesse dia porque estava completando 15 anos de sacerdócio e disse que estava com taquicardia e não estava sendo capaz de fazer a homilia; revelou-nos que há 15 anos atrás a sua primeira missa foi celebrada também num Carmelo, o Carmelo de Parma onde uma irmã recebeu o milagre para a canonização de Santa Teresinha e o processo foi feito pelo então Bispo de Parma, Dom Guido Maria Conforti, fundador dos xaverianos.
Entre emoção e lágrimas, encerrou sua homilia com essa frase: “Quanto à Santa Teresinha ser padroeira das missões posso dizer que realmente Ela é padroeira dos missionários, pois muitas e muitas vezes senti sua presença junto de mim”.
Obrigado Pe. Paulo pelo seu lindo testemunho.
Acreditamos sim que Teresinha cuida de todos os missionários, pois esse era seu desejo; em resposta a uma pergunta de sua irmã Inês ‘Vós olhareis por nós do alto do Céu, não é?’ Respondeu-lhe prontamente: ‘Não; eu descerei!”
Parabéns pelos seus 15 anos de sacerdócio e de missão; obrigada por deixar sua terra, sua família, sua gente. Nós, Carmelitas de Piracicaba, desejamos que o próprio Deus seja sua recompensa aqui e no belo céu.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carminha de Tremembé

Parabens, Ir. Maria Aparecida do Menino Jesus....

90 anos de vida, 70 de Carmelo!

Na alegria e na ação de graças comemoraremos com nossa querida Ir. Maria Aparecida do Menino Jesus, do Carmelo de Montes Claros (MG) os 90 anos de sua preciosa existência, no dia 16 de outubro, festa de nossa Santa Madre Teresa. No dia 16 de julho passado a nossa irmã completou 70 anos de vida carmelitana (ingressou no Carmelo de Belo Horizonte no dia da inauguração do primeiro Carmelo mineiro).

No dia 16 de outubro às 8 horas, o Arcebispo da cidade conhecida como "Princesa do Norte de Minas", D. José Alberto Moura, juntamente com o valoroso Padre Henrique, S.J., capelão do Carmelo e os sacerdotes presentes, celebrarão a Eucaristia, em glorificação à Santíssima Trindade pelo dom da Ir. Aparecida, que tanto edifica a todos no silêncio de sua amorosa imolação pela Igreja, no Carmelo.
      
Comunidade do Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI.
Montes Claros-MG

29 de setembro - Santos anjos

 
 
Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mens...ageiro".

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

TRÍDUO DE SANTA TERESINHA - 1o. dia




1º dia do tríduo: Frei Alonso, OFM cap.
Tema: Santa Teresinha e os sacerdotes


No primeiro dia do tríduo o nosso querido Frei Alonso, franciscano capuchinho, nos lembrou a razão de ser de uma carmelita: sua oração pelos ministros da Igreja.

Ressaltou que Santa Teresinha tinha somente 14 anos quando viu a necessidade de se rezar pelos sacerdotes durante uma peregrinação a Roma, diz ela:Se santos sacerdotes... mostram com seu comportamento uma necessidade extrema de orações, o que dizer dos tíbios?” (A 157)
Teresinha nos diz que após ter conhecido na Itália muitos santos sacerdotes, tinha entendido que, apesar da sublime dignidade deles, não deixaram de serem homens fracos e frágeis.

Frei Alonso ainda nos lembrou que Teresinha sabia o que veio fazer no Carmelo, tinha sua meta: “que vinha fazer no Carmelo, declarei-o aos pés de Jesus - Hóstia, no exame que precedeu a minha profissão:Vim para salvar as almas, e especialmente, rezar pelos sacerdotes” (Ms A, 69vº)

No final da sua bela homilia, frei Alonso fez suas as palavras da oração de Santa Teresinha pelos sacerdotes:

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdotes, conservai os vossos Sacerdotes sob a proteção
Do vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai imaculadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias
Em vosso Corpo Santíssimo.
Conservai desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter firme do vosso glorioso sacerdócio.
Fazei-os crescer no amor e fidelidade para Convosco, e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.
Assim seja!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós e por todos os sacerdotes!

Obrigado querido Frei Alonso por nos ter dado a graça de aumentar nosso amor e orações pelos nossos queridos irmãos sacerdotes.
Deus lhe pague.

Carmelitas de Piracicaba


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ir. Ana de Jesus - depoimento



JM+JT
Sou Irmã Ana de Jesus, Professa de votos temporários e estou no Carmelo de Piracicaba desde julho de 2007.

Sinto-me imensamente feliz em pertencer a Ordem de Nossa Senhora do Carmo, ser filha de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.
“A Vocação é uma presente de Deus. Ele nos escolhe porque nos ama, não pelas nossas boas ações.”
Bem, antes de ser religiosa, quando morava com a minha família, eu me encontrava distante da igreja; não rezava e era extremamente vaidosa. Já adulta, nem a primeira comunhão tinha feito ainda, por incrível que pareça.
Quando completei 24 anos houve uma grande mudança em minha vida.
Senti-me totalmente atraída por Jesus. Queria participar da Santa Missa, rezar o terço e ser evangelizada. Cheguei a comprar uma antena parabólica com o dinheiro do salário só para assistir sempre a Canção Nova, tamanha era minha sede de Deus.
Entrei para o Crisma e depois de ter recebido o sacramento da confirmação do meu batismo, veio no meu coração um forte desejo de ser freira, de ser totalmente de Deus.
Tive que pedir insistentemente a Jesus e a Nossa senhora a graça de desapegar de minha família. Pedia para que minha mãe aceitasse meu chamado e também forças para deixá-los.
O momento da minha partida foi bem difícil, mas consegui com a graça de Deus e me encontro hoje firme e perseverante na vida contemplativa a serviço da igreja.
Em fim, sua misericórdia nunca falta para aqueles que, de coração aberto, respondem ao seu designo de amor.
Que Deus abençoe cada um de vocês e continuemos juntos em oração,
Com abraço fraterno da sua,
Irmã Ana de Jesus, ocd
Setembro/2011

Ir. Mariana da Cruz - depoimento



JM+JT
Quando adolescente não sabia nada sobre vida monástica nem mesmo tinha ouvido falar, mas lembro-me que ficava horas e horas repetindo: “O monge vai para o deserto encontrar Deus”.
 Impulsionada pelo amor de missionário entrei na comunidade católica Shalom onde conheci Santa Madre Teresa de Jesus.
Sou grata a Deus pela minha vocação, eu não seria feliz em nenhum outro lugar a não ser no Carmelo, onde encontro Deus nosso único amor e pedagogo. Não somos alienadas aqui, vivemos de fato a unidade a comunhão com Deus e a Humanidade.
Onde está Deus está o homem, por isso a vida da carmelita é toda doação, oração que une céu e terra.
Faço um apelo aos jovens que sentem chamadas que não deixem de responder ao apelo de Deus em seus corações.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo pelos apóstolos e todos os santos e santas que nos ensinam a segui-Lo mais de perto. Amém
Irmã Mariana da Cruz