segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O famoso e saboroso "pão das caremlitas"!

Todas as segundas-feiras as Irmãs disponibilizam pães,biscoitos e doces, fruto do trabalho da comunidade:.   Delícias celestiais!

À imitação de Cristo, que em Nazaré quis trabalhar com as próprias mãos, e acatando as disposições da Regra, as monjas submeter-se-ão de bom grado a lei comum do trabalho, partilhando a condição dos pobres, ganhando com esforço o necessário à vida e pondo a serviço das Irmãs, suas energias e qualidades, conscientes que através do trabalho se associam a obra redentora de Cristo (cf. Const. 37)
Santa Teresa em seus escritos aconselha: “cada uma trabalhe para ganhar o pão para as outras; tenham grande apreço pelo que diz a Regra; ‘quem quiser comer, deve trabalhar’ como fazia São Paulo.
O nosso dia a dia é como de Maria de Nazaré. Responsabilizamos por todos os serviços domésticos do Convento: varrer, lavar, cozinhar, jardinagem e horta. Cuidamos dos ofícios da casa: rouparia (roupas das Irmãs), sacristia, conservação da igreja, enfermaria (cuidado e tratamento das Irmãs enfermas). Todas se revezam e se ajudam nas diversas ocupações diárias. Em Piracicaba, somos encarregadas da confecção das alfaias para as igrejas e tudo o que concerne a Celebração Eucarística e aos ministros. Realizamos também quase todo tipo de artesanato e aceitamos encomendas de trabalho.
Quando se entra para o Carmelo tem-se a impressão de que é uma cidade. Assim a beata Elisabete da Trindade definiu sua experiência: “o Carmelo é o país mais belo do mundo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário