quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PUBLICADO NO JORNAL DE PIRACICABA DE 14/09/2011

O “ASTRO DO CONFORTI"
  Maria Helena Aguiar Corazza

Pe. Giovanni Murazzo, amigo do Carmelo, com o menino Tiago, miraculado por intercessão de Dom Guido Maria Conforti.

        Conheci Padre Giovanni Murazzo na missa em comemoração a 60 anos da vinda em nossa cidade, das nossas queridas Irmãs Carmelitas em julho p.p., quando ele se referiu a um novo Santo Missionário e fundador dos missionários Xaverianos, Dom Guido Maria Conforti, que nasceu em três de março de 1865 em Parma (Itália). Era recém formado quando fundou em 1895 uma congregação com a finalidade de “anunciar o Evangelho” aos povos que ainda não conheciam Jesus e sua Igreja. (Teve como padroeiro São Francisco Xavier, daí o povo chamar os padres e irmãos dessa família missionária de “Xaverianos”). Aos 38 anos Guido Maria foi nomeado bispo de Ravenna (Itália) e em seguida de Parma, também neste país. Dom Guido faleceu em cinco de novembro de 1931 aos sessenta e seis anos com fama de santidade. Foi declarado “Bem-aventurado” aos 17 de março de 1996 pelo Papa João Paulo II, quando foi aprovado pelo Vaticano, um milagre comprovado. Por isso, o Papa Bento XVI irá escrevê-lo no livro dos santos no dia 23 de outubro de 2011 vindouro.
            Nas informações do Padre Murazzo, que há mais de trinta anos deixou a Itália e atualmente é pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, ele conta que Dom Guido tinha uma “extraordinária devoção a Jesus Eucaristia” (aliás, a Eucaristia e a missão na vida de Conforti foram sempre um “binômio inseparável)”. Conforti evangelizou e animou missionariamente a sua diocese com mais de trezentas paróquias por cerca de 25 anos, e ao mesmo tempo cuidou da sua “Família Missionária”, para prolongar o carisma de São Francisco Xavier, que morreu com o desejo de “evangelizar a China”.( Bem falou o Papa João Paulo II: “ o verdadeiro missionário é o santo!”), (RM nº. 90).
            Para a liberação do Vaticano é preciso ser comprovado um milagre (cujo fato não tenha explicação científica), o que aconteceu com um bebê prematuro, que sofreu uma parada cardíaca de quinze a vinte minutos, e sobreviveu sem seqüelas, e hoje com oito anos é uma criança perfeitamente saudável e normal. “A única seqüela foi aumentar a fé do povo que rezou e assistiu a olhos vistos um acontecimento que mais uma vez vem nos dizer que Deus é presente em nossa história e que não abandona quem Nele confiam”.
            Então é com grande satisfação que levo ao conhecimento dos meus leitores e pelas mãos do Padre Murazzo (murazzo@terra.com.br), um novo santo, que foi classificado por um especialista da vida religiosa, o claretiano espanhol Padre Lozano, no centenário da fundação da Congregação dos Xaverianos em 1995, quando fez esta declaração: “Quando o Conforti for conhecido será um “astro” que vai brilhar com luz própria: o “astro do Conforti”“.
Para aqueles que crêem e tem fé, este novo santo com certeza irá preencher e aliviar os corações daqueles que, na necessidade de suas vidas ou em momentos de contrição poderão encontrar pelas mãos de, logo mais, São Guido Maria Conforti, novas luzes e novas graças para suas esperanças, sobretudo, nas dores e sofrimentos.
(M. Helena Corazza é escritora e presidente da Academia Piracicabana de Letras).
             



Nenhum comentário:

Postar um comentário